O que é um chatbot?

O dicionário de Oxford define um chatbot como “um programa de computador projetado para simular a conversa com usuários humanos, especialmente pela internet”. Parece que os bots são um tópico quente nos dias de hoje; mas o que exatamente são bots? Primeiro, é importante destacar as diferenças entre bots e inteligência artificial (AI). Enquanto funcionam bem juntos, são duas coisas bem diferentes.

Um bot é um programa que interage automaticamente com um usuário. Uma máquina de café, por exemplo, pode ser um bot. Você pressiona um botão e ele serve mecanicamente você café. Numa conversa, bate-papo ao vivo, mensagens ou uma rede social, os bots podem responder e conversar com seres humanos. Uma FAQ é um bot na sua forma mais básica. As perguntas frequentes o conduzem através de uma série de links, você acessa automaticamente os resultados. Mas, o que está gerando todo o hype hoje é a noção de um bot capaz de se inserir em uma conversa – o chatbot. Isso o diferencia de um programa simples de links e resultados ou de uma biblioteca de Q&A. Muitas tecnologias de pesquisa e aprendizagem existiram há várias décadas, ajudando os bots a aprender e aperfeiçoar seus conhecimentos usando bases de dados. Hoje, o objetivo é inserir um bot dentro de uma conversa enquanto permanece indistinguível de um ser humano. Em outras palavras, tenha uma resposta do mouse de forma idêntica, por exemplo, ou apresente conteúdo relevante para o significado que tirou das frases do usuário.

A inteligência artificial envolve tudo o que pertence ao comportamento humano. Compreender a linguagem, a capacidade de formular frases e identificar o significado e a emoção através da linguagem escrita e oral são os elementos centrais da inteligência artificial (AI). Ele também cobre o reconhecimento e a interpretação da imagem: a capacidade de reconhecer formas, cores e assim por diante.

Entre todas as aplicações da inteligência artificial, as mais úteis para um bot são as que são projetadas em torno de linguagem: processamento de linguagem natural que permite que um bot compreenda a linguagem do usuário e a geração de linguagem natural através da qual o bot pode se expressar. A aprendizagem de máquinas é igualmente instrumental, pois garante um processo de aprendizagem baseado em uma coleção de informações enriquecidas por várias fontes através das quais o bot pode se auto-otimizar gradualmente. Em suma, a inteligência artificial é uma ferramenta que torna um bot mais eficiente. O bot que todos estão abomináveis ​​é um programa que é capaz de se adaptar perfeitamente a uma conversa… e isso muda tudo!

You may also like

Leave a Comment