A importância do User Experience

by Rafael Pereira
0 comment

Pode parecer algo muito complexo (na verdade é), mas é simples de se compreender o que é o tal User Experience (UX) e qual sua relevância nos dias atuais. O termo remete à experiência do usuário ao utilizar um produto/serviço, isto é, como se deu essa interação e qual o resultado disso.

Ok, mas qual a importância disso? Toda! Trabalhar com uma análise UX permite entender a forma como funciona a mente do consumidor. Dessa forma, trabalha-se questões funcionais e práticas, mas também todo o lado emocional da experiência. Com o advento do mobile essa experiência dos consumidores com as marcas mudou profundamente. O que antes funcionava no desktop, tem grandes chances de não funcionar do mesmo jeito no novo contexto.

Saber o que os clientes fazem em seu site cria a oportunidade de identificar áreas de possível desenvolvimento, resultando em uma plataforma otimizada. O que se espera de uma boa experiência é que ela volte a se repetir, portanto, se um e-commerce proporcionar uma ótima interação com o comprador, as chances de ele retornar a comprar aumentam.

Existem ainda mais motivos para dedicar uma atenção maior ao User Experience, pois dele depende muito do seu sucesso online. Não importa o quanto sua plataforma for criativa ou o quanto o conteúdo do seu site é otimizado se o seu Target não está conseguindo interagir eficientemente com ele. O seu site é aquela primeira impressão crucial da sua empresa, permitindo que apenas algumas frações de minuto ganhem ou percam um cliente. Ao olhar com cuidado essa experiência com o consumidor, é possível criar um ambiente fácil de navegar, fácil de compreender e fácil de aproveitar, o que fará a diferença nos resultados, transformando meros visitantes em clientes leais.

Portanto, ao entender esses modelos mentais do público, há a possibilidade de projetar produtos de grande relevância para estes usuários e que atendam realmente suas necessidades. O User Experience também é uma enorme fonte de Insights, que estimulam e promovem a inovação. Caso você ainda não esteja convencido da importância dessa análise UX, eis alguns dados que podem lhe fazer mudar de ideia:

  • 40% dos usuários abandonam um site após apenas 3 segundos de carregamento;
  • 74% dos usuários abandonam após 5 segundos esperando pelo carregamento quando acessam páginas por dispositivos móveis;
  • 88% dos clientes online não costumam retornar a um site depois de uma experiência ruim, sendo muito difícil conquistá-los de volta quando deixam sua página.

E então, convencido?

 

You may also like

Leave a Comment