As Vendas Mobile moldam o futuro do Varejo Eletrônico

by Rafael Pereira
0 comment

A China – maior mercado de comércio eletrônico do mundo – com uma perspectiva de crescimento positiva, visa atingir uma representatividade de 40,8% do total do varejo chinês apenas com as vendas eletrônicas, até 2021. No mundo, as vendas online atingiram 2,3 trilhões de dólares em 2017, com aumento significativo de mais de 20% em relação ao ano anterior. Mas, o fator determinante para que esse crescimento ocorresse foi nada menos do que o Smartphone.

Essa poderosa ferramenta que cabe na palma da mão representa praticamente 2/3 das vendas online, atingindo aproximadamente 1,35 trilhões de dólares, segundo dados da e Marketer. Até o final de 2018, acredita-se que mais de 75% das vendas de e-commerce na China serão feitas via mobile. Nos Estados Unidos, 1/4 das vendas eletrônicas já são realizadas por mobile. Essa mudança de comportamento que apelida o m-commerce, mostra um ponto importante para as empresas, isto é, na otimização de seu site para acessos via Smartphones.

Outro ponto interessante, é que não só o acesso via mobile está crescendo exponencialmente, mas a média gasta nesse caso também está aumentando, atingindo US$80, segundo a Criteo. Isso mostra sua popularidade e também serve de alerta para as empresas melhorarem seus sites, sendo este um fator determinante para a realização das compras.

Uma forma de fazer isso é através do Design Responsivo e da preocupação com o UX. A razão para isto, é que uma proporção crescente dos millennials afirma que a velocidade e a navegação fácil são os fatores-chave quando se trata de compras por dispositivos móveis. Em estudo realizado pela Fluent em janeiro de 2017, cerca de 1/4 dos usuários entre 18 e 34 anos declarou que a velocidade era uma consideração fundamental para compras via mobile.

As pessoas querem praticidade e rapidez, em todos os âmbitos de sua vida. Consumir está inserido nessa lógica. Se eu preciso de algo, tenho a solução em minhas mãos, isto é, no meu celular. Por isso, não há como negar que o jeito de comprar está se alterando profundamente e uma ótima experiência ao acessar o site pelo Smartphone é cada vez mais um fator determinante, o que influenciará na decisão de efetivar ou não a compra. Por isso, um site otimizado é essencial. Afinal, o futuro é mobile.

You may also like

Leave a Comment