Encontre o influencer certo em 4 passos

by Rafael Pereira
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Encontre o influencer certo em 4 passos

 

Com os consumidores ficando mais cansativos do marketing tradicional todos os anos, mais e mais empresas estão se voltando para o marketing de influenciadores para alcançar as pessoas de uma maneira mais autêntica e orgânica.

Por definição, os influenciadores são “indivíduos que têm o poder de afetar as decisões de compra de outros por causa de sua (real ou percebida) autoridade, conhecimento, posição ou relacionamento”. Muitas vezes, isso significa uma personalidade de mídia social, como um Youtuber ou uma celebridade do Instagram. Ao trabalhar com influenciadores, as marcas são capazes de comercializar seus produtos para um público muito específico sem publicidade tradicional.

Influencer marketing é uma ferramenta muito poderosa, mas pode ser difícil conseguir “certo”. O influenciador precisa ter uma boa compreensão do que é que você faz, e vice-versa. Se você quiser tirar o máximo proveito de uma campanha, você deve levar seu tempo e pesquisar possíveis influenciadores para descobrir qual é o ideal para você. Este é um processo que irá diferir de empresa para empresa, mas você pode começar com essas dicas:

  1. Conheça seu público-alvo
    Você deve certificar-se de que seu público-alvo e deles seja o mesmo. Seja o mais específico possível ao procurar a pessoa certa. Os benefícios disso são duplos. O benefício óbvio é que seu produto ou serviço será comercializado diretamente para as pessoas que possam estar interessadas nisso. Mas, mais importante, isso tornará mais provável que seu próprio influenciador seja parte do seu público-alvo.

Se o influenciador estiver genuinamente interessado em seu produto ou campanha, será mais provável que o acompanhe como patrocinador. Além disso, tornará muito mais fácil para eles falarem autenticamente sobre o que você fornece. A autenticidade é a chave de qualquer excelente técnica de marketing de influenciadores.

  1. Encontre valores que combinem com os seus
    Quando você escolhe um influenciador para trabalhar, eles se tornam um representante de você e as pessoas irão associá-lo a esse influenciador, e se eles tiverem uma certa crença, as pessoas irão associá-lo a essa mesma crença.

Influenciadores geralmente compartilham seus pontos de vista sobre coisas muito mais livres e fáceis do que a maioria das marcas. Você pode encontrar um influenciador que pode não falar em problemas, ou você pode encontrar influenciadores que são defensores vocais de uma comunidade que você deseja apoiar. É importante saber o que você está procurando antes de começar. Se sua marca é particularmente ativa em uma comunidade, certifique-se de seu influenciador também seja. Essa conexão entre vocês também tornará muito mais fácil para seus públicos gostarem.

  1. Ter uma meta
    Embora o marketing influencerseja uma ferramenta poderosa, você não deve usá-lo apenas porque você pode ou porque você acha que deveria. O que você mais deseja ganhar? Visibilidade? Vendas? Você quer trabalhar para este influenciador porque eles podem se tornar parte de sua história ou porque podem se tornar parte de sua base de consumidores? O que eles podem, especificamente, dar-lhe – e o que você pode dar, tanto a curto como a longo prazo?

Fazer essas perguntas agora é importante se você quiser medir a eficácia da campanha mais tarde. Pense em seu influenciador como parceiro, não como empregado, e trabalhe com eles para gerar os melhores resultados. Ter esses objetivos em mente são a maneira perfeita de encontrar influenciadores que possam ajudá-lo a encontrá-los.

  1. Mesmo se você encontrar o influencer perfeito, tenha um plano de crise no lugar
    No final do dia, os influenciadores são humanos – e eles cometem erros. Então, mesmo se você encontrar um influenciador que seja perfeito para o seu negócio, que compartilha completamente todos os seus valores, que tem um histórico comprovado de ser bom no que eles fazem, é preciso ter um plano no lugar se houver um erro.

As comunicações de crise são importantes para qualquer campanha de marketing, mas é crítica quando se trata de trabalhar com influenciadores. Você precisa se preparar para o pior, mesmo que não esteja esperando que isso aconteça. Encontrar o influenciador perfeito não deve ser apressado. Tire seu tempo para pesar suas opções e descubra por que você está escolhendo alguém antes de chegar. Se você pode dizer-lhes por que você acha que eles são um bom ajuste, isso os tornará muito mais propensos a aceitar sua oferta.

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