MC Vs BK: A guerra continua

by Rafael Pereira
0 comment

Por que assistir novela quando há uma história tão interessante quanto as rivalidades das maiores redes de Fast Food mundiais? O  duelo desses gigantes já vem de muito tempo, sendo uma das maiores batalhas travadas no mercado mundial.

Burger King foi fundado apenas 1 anos antes do McDonald´s, em 1954. Como surgiram praticamente na mesma época, as empresas norte-americanas que atuam no mesmo ramo travam uma disputa atrás da outra para tentar se superarem e ficarem à frente da sua concorrente. Normalmente, estas disputas estão recheadas de alfinetadas e de ironias com o rival, que divertem muito à quem acompanha isso de perto.

Dentre as várias campanhas que tiveram, uma que ficou famosa foi uma que havia uma imagem do Ronald McDonald´s fazendo um pedido no balcão do Burger King. Isso gerou grande polêmica, já que a o slogan era ´´ Por que comer com um palhaço quando se pode jantar com o rei?´´. A resposta do McDonald´s foi do mesmo nível, com uma propaganda que foi censurada no Brasil, mas viralizou online, na qual um garoto tentava comer seu lanche, mas toda vez tinha seu lanche tomado por valentões até o dia em que o menino coloca seu hambúrguer em uma sacola do Burger King. Os mesmos meninos que costumavam roubar seu lanche passam mais uma vez, mas nem dão bola para o que ele está comendo. Assim, o garoto consegue se alimentar em paz, finalmente.

Mas não há apenas embates de campanhas e comerciais entre as duas redes, utilizando-se também de parceria com outras marcas rivais, tornando a disputa terceirizada. Um exemplo disso é a união BK e Pepsi versus Mc e Coca-Cola. O mais novo exemplo disso é o atual lançamento da linha de Mcflurry Kit Kat milk & white do McDonald´s que teve como resposta literalmente na semana seguinte o lançamento da linha de sobremesas de Oreo no Burger King. A Mondelez e a Nestlé também são rivais e resolveram participar dessa disputa. O que era mais engraçado de se observar, é que nas primeiras semanas de novembro – quando essas novas linhas foram lançadas – os relógios de rua e os pontos de ônibus que tinham o anúncio do Mc, tinham em sua oposição o anúncio do BK.

A última batalha que houve foi na Black Friday, semana passada (24/11), na qual o McDonald´s anunciou que teria refil de suas batatas. A reação do Burger King nada mais foi do que anunciar que teria um balde de batatas na mesma data. Isso reverberou pela internet de modo que em pesquisa feita, o assunto mais comentado durante a Black Friday foi a disputa entre as lanchonetes.

 

Como serão os novos capítulos dessa novela? Não sei, mas estaremos atentos com nossas fritas na mão para acompanhar!

You may also like

Leave a Comment