Não existe mágica do ROI – resultados reais custam suor

by Rafael Pereira
0 comment

A 18 anos trabalhando no mercado de performance, comecei a perceber que muito se fala em mágica do ROI, mapa do ROI e outras tantas determinações.

Quando eu comecei, talvez a coisa fosse mais ˜mágica˜, haviam poucas ferramentas e as que existiam eram sofriveis, os veículos de mídia eram limitados e os dados eram restritos, Essa foi uma boa época!

Agora o cenário brasileiro é outro, se pensa em cada detalhe, se constrói um funil de vendas, amarra tudo em um CRM com uma régua de relacionamento, cruzam os dados em Big Data, fazem analises robustas de BI e ainda corrigem o curso com o UX para que o usuário caia na rede dessa grande arquitetura.

De landing pages, teoria das cores até estudos da psique humana para chegar nessa palavrinha mágica chamada ROI.

Mas vamos lá, se o ROI é mágica ele não passa de ilusão.

A verdade é, que nos últimos anos, o mercado de e-commerce tem se tornado muito profissional, temos cursos, faculdades, eventos gigantescos, plataformas para todos os preços e bolsos. E com esta velocidade de evolução nascem os mitos e lendas.

Eu sempre achei que o crescimento era uma curva de muita dedicação, sempre acreditei na comunicação plural e na evolução do digital, porém nunca fui com a cara dessa mágica, sempre soou discurso de dono de agência.

Hoje como sócio e diretor estratégico, tenho plena. Certeza!

As agências continuam vendendo algo que não existe, prometem resultados fora da curva, e de vez em quando acertam, mas erram muito mais nesse percurso. E é exatamente este o ponto.

Muita gente dá o sangue pra fazer essa roda andar. Dos caras de mídia virando noite no black friday ao pessoal da logística virando noite nesse Brasilzão.

São criativos, redatores, planejadores, contadores, advogados, gerentes de e-commerce, estoquistas, fornecedores, fabricantes, times de marketing, programadores, plataformas, meios de pagamento, sistemas anti fraude, servidores, atendimentos, SAC, uma lista infinita de gente, trabalhando duro, muito duro, pra fazer esse bicho chamado e-commerce crescer e ainda tem gente que chama de mágica.

Resultado de verdade existe, demora e cansa, mas dá certo.

Eu acredito no trabalho.

You may also like

Leave a Comment