Qual a Experiência do usuário com seu e-commerce?

by Rafael Pereira
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Muito se ouve falar hoje em dia sobre UX (user experience), que antigamente se chamava de arquitetura de informação, mas pouco se tem feito de fato para mudar a estrutura de experiência que seu cliente tem com sua empresa.

Nos limitamos a pensar que a experiência do usuário se resume a navegação do site, boa escolha te tamanhos e cores tendo o mínimo possível de clicks.

Mas e quando o cliente precisa ter um formulário com 46 campos? E quando o site converte mas ninguém volta? Ou pior e quando o site simplesmente não converte?

É aí que começamos a falar da jornada e da verdadeira experiência.

Entender toda jornada de compra, desde o anúncio, o treinamento em loja física para as campanhas de mídia até a embalagem com uma frase ou cupom para um amigo é onde realmente se compreende a experiência que teremos e os pontos que estão descobertos fora do ambiente do e-commerce, por exemplo:

– A empresa gera um boleto e facilita o código de barras ser copiado para pagamento no celular
– Tenho um convite impresso, crio marcas de dobras que o fazem caber na carteira sem cortas informações importantes
– Me cadastro pelo interesse comercial e recebo um telefonema em no máximo 1 hora do contato com as minhas informações de produto

Pensar apenas no usuário como uma máquina de cliques e que todos os problemas se resumem ao tamanho da jornada ou cores de botões é a forma mais fácil de ignorar a experiência de venda do seu e-commerce.

A usabilidade bem pensada gera não só mais valor ao seu e-commerce como aumenta as suas vendas e conversões.

Bora falar de experiência?

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