Qual foi o primeiro site do mundo?

by Rafael Pereira
0 comment

O primeiro site criado para a internet foi o “The Project” foi criado em 06 de agosto de 1991, pelo físico britânico Tim Berners-Lee, considerado o pai da Web. E em agosto deste ano completou 30 anos!

A ideia partiu da necessidade de permitir que os profissionais do Centro de Europeu de Pesquisa Nuclear (CERN) trocassem informações científicas a partir de seus próprios computadores, tendo um acesso rápido aos códigos, softwares, referências bibliográficas, contato do pessoal envolvido no projeto e os procedimentos para criar sites semelhantes. Dessa forma, linkaria conteúdos que estavam espalhados em terminais de milhares de pesquisadores do CERN, em diversas partes do mundo, sem a necessidade de estar no mesmo lugar para saber sobre o andamento de um projeto, precisando apenas estar conectado ao servidor online. Lembrando que a internet nada mais é que uma rede com vários computadores conectados, apesar de hardwares e softwares diferentes, servidores também são computadores.

A princípio, o chefe de Lee considerou a ideia como “vaga, mas excitante”. Ele trabalhou no início com pouco apoio no projeto até que, no fim de 1990, usando um computador produzido por Steve Jobs, o físico conseguiu lançar finalmente as bases da internet da maneira como é conhecida hoje, com websites, linguagem html e domínios http, que passaram a caracterizar essa tecnologia.

Foi assim que o primeiro website do mundo foi lançado por ele em 6 de agosto de 1991. Inicialmente, o site de Berners-Lee rodava em um computador da Next Computer, empresa fundada por Steve Jobs em 1985, por isso o NeXTcube usado no processo também é conhecido como o primeiro servidor web do mundo.

O The Project não possuía imagens, vídeos ou animações; era completamente estático. Era constituído por um bloco simples de HTML, sem recursos de estilização ou dinamismo. A página também serviu como demonstração de hipertextos aplicados à Internet, já que era repleta de links que encaminham os visitantes para respostas rápidas a perguntas como “o que existe por aí?”, e “como posso ajudar?”. O conteúdo descrevia o modo de funcionamento dessa nova forma de conexão. 

A CERN liberou em 30 de abril de 1993 o código-fonte da World Wide Web e colocou a Web em domínio público. Em 1994, já se somavam mais de 10 mil servidores e 10 milhões de usuários, em dados mais recentes indicam que o número de usuários chega a 4,66 bilhões.

O domínio do The Project era http://info.cern.ch, e até hoje está no ar em sua forma original.

 

Gostou do conteúdo? Veja mais sobre websites: https://gmaispdigital.com.br/desenvolvendo-tecnologias-que-mudam-o-mundo/

You may also like

Leave a Comment